Sobre o diretor

Marcelo Pinheiro atua no audiovisual brasileiro como diretor, roteirista e produtor em cinema, vídeo e televisão. Para ele, ser diretor é encontrar sempre a melhor maneira de contar uma história. Com um olhar experiente e sensível, acredita que toda ideia, com empenho e dedicação, pode resultar numa grande realização. No mercado publicitário sempre procura transformar as experiências de marcas em soluções visuais poderosas, sem tirar o foco da comunicação com o público. Acumula em seu currículo filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior (Bajado, Xirê, Fuloresta do Samba), programas de TV, séries documentais, peças publicitárias, campanhas políticas e videoclipes. Dirigiu as séries “Toda Beleza” (Canal Futura), “Agora Curta” (Globo NE), “Minha vida é a Minha Cara” (Canal Futura), entre outras. Em 2018 dirigiu a série documental “Na contra mão”, com 3 episódios de 26 minutos, produzida pela REC Produtores Associados com recursos do Edital federal “Brasil de todas as telas”. A estreia está sendo negociada para 2019 com importantes canais por assinatura.

CONTATO: marceloppf@yahoo.com.br

quarta-feira, maio 21

"Xirê"


Exibição de estreia do curta-metragem "Xirê" de Marcelo Pinheiro com coreografias e interpretação de Robson Lima Duarte. No dia 26 de maio de 2014 no Cinema São Luiz. Assista o teaser do filme:




O curta-metragem "Xirê" é uma viagem sensorial que evoca o ancestral do homem africano, que, pisando o continente sul-americano, imprime seu ritual religioso, espiritual e corporal.
Com roteiro e direção de Marcelo Pinheiro, o filme foi livremente inspirado no espetáculo de dança contemporânea “Chão”, de Robson Lima Duarte, protagonista e coreógrafo do filme. "Xirê" acompanha a trajetória do personagem em sua preparação espiritual no Candomblé, até sua apoteose, no desfile do afoxé no Carnaval.
Experimentando uma sobreposição das linguagens de documentário e dança contemporânea, o filme se desenvolve em instâncias narrativas paralelas. Uma, documental, registra a preparação espiritual do personagem no terreiro da mãe Amara do Afoxé Oyá Alaxé; a outra, alegórica e coreográfica, pontua os estados psíquicos do personagem através de coreografias de dança contemporânea que mimetizam rituais afro-brasileiros.
"Xirê" marca, também, o reencontro de amigos: Robson e Marcelo trabalharam juntos em 1989, no vídeo-dança de média metragem “Lua Cambará”, baseado na obra de Ronaldo Correia de Brito e coreografado por Zdenek Hampl, quando Marcelo teve sua estreia como diretor.
O curta contou com incentivo do FUNCULTURA e filmagens foram realizadas num bambuzal de Aldeia, na praia dos Carneiros e no centro do Recife. Os produtores de Xirê são Roberta Garcia, Claudio Assis e Marcelo Pinheiro, em coprodução com Ateliê Produções. A realização recebeu apoio cultural das seguintes empresas parceiras: Brasil Filmes, Nove Filmes, Luni Produções e Pousada Bangalôs do Gameleiro.
Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Marcelo Pinheiro
Produção: Roberta Garcia, Claudio Assis e Marcelo Pinheiro
Co-produção: Ateliê Produções
Coreografia e interpretação: Robson Lima Duarte
Direção de Fotografia: Ricardo Lima e Marcos Antonio Duarte
Color Grading: Álvaro Brasil
Montagem: Cristiano Lemos, Camila Valença e Marcelo Pinheiro
Trilha Sonora: Jean Pierre e Mano Sah
Edição de Som: Paulo Germano e Tostao Queiroga
Produção Executiva: Roberta Garcia
Direção de produção: Stella Zimmerman
Direção de arte: Thales Junqueira
Design: Danile Dobbin
Motion Grafics: Wagner Jordão
Assistência de Direção: Camila Valença
Making of: Brenda Ligia Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí.